Notícias
Jardim Botânico realiza edição inclusiva do Um Dia no Parque com experiências sensoriais para pessoas com deficiência
Nesta quinta-feira (31), o Jardim Botânico Benjamin Maranhão, em João Pessoa, sediou uma edição inclusiva do movimento nacional Um Dia no Parque, promovido na Paraíba pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). O evento foi voltado a pessoas com deficiência e teve como objetivo ampliar o acesso à natureza por meio de experiências sensoriais, dinâmicas adaptadas e trilhas acessíveis.
A ação foi realizada em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e contou com a participação de grupos convidados. A programação da manhã foi cuidadosamente elaborada para estimular os sentidos, convidando os participantes a sentir, ouvir, observar e interagir com o ambiente de maneira profunda e respeitosa.
No Viveiro Educador, a atividade Caminho Sensorial propôs o contato direto com elementos da natureza por meio de pés descalços, que pisavam materiais como areia, folhas, brita, galhos e grama. O percurso também incluiu experiências com os olhos vendados, incentivando a escuta e o tato como formas de percepção da biodiversidade ao redor. Houve ainda o uso de lupas para observação de pequenos detalhes.
Também foram realizadas dinâmicas no canteiro de plantas medicinais, explorando texturas, aromas e usos das espécies no cotidiano. “Elaboramos circuitos para explorar o contato com as plantas e conhecer os grupos botânicos, como briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, e sua importância para o ecossistema e para a nossa vida”, explicou Juliana Coutinho, bióloga do Jardim Botânico.
Segundo Bruno Assis, diretor da unidade, proporcionar um ambiente acolhedor e acessível é parte do compromisso da gestão com a democratização das Unidades de Conservação (UC). “Essa edição do Um Dia no Parque teve um significado especial por ampliar o acesso e permitir vivências verdadeiras com o espaço. Foi um dia muito rico para todos os envolvidos”, afirmou.
O Jardim Botânico é uma das principais áreas de Mata Atlântica preservada dentro de área urbana do Nordeste e está localizado no bairro da Torre, em João Pessoa. É também a sede administrativa do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Mata do Buraquinho, sob gestão da Sudema. A visitação ocorre de terça a sábado, das 8h às 16h, com entrada gratuita e acesso a trilhas, Viveiro Educativo, exposições e outras atividades ambientais.