Notícias

No Dia do Meio Ambiente, Sudema lança ebook institucional e promove palestra e exposição

publicado: 05/06/2025 16h00, última modificação: 05/06/2025 16h08
A Semana do Meio Ambiente 2025 será encerrada nesta sexta-feira (6), com atividades científicas na PBTur, em João Pessoa
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
NOTA 1.png
NOTA 2.png
NOTA 3.png
NOTA 5.png
NOTA 4.png

 

A Semana do Meio Ambiente 2025 teve continuidade na manhã desta quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Amabiente, com uma programação diversificada na capital paraibana. Pesquisadores, técnicos e o público em geral se reuniram em atividades que abordaram ciência, gestão pública e sensibilização ecológica. Realizado na Universidade Federal da Paraíba, o evento marcou o lançamento do ebook “Sustentabilidade na Prática: A Complexa Relação entre Desenvolvimento e Meio Ambiente”, que traz casos emblemáticos da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). 

Com linguagem acessível e conteúdo técnico, o ebook visa fortalecer a governança ambiental e será disponibilizado gratuitamente no site da Sudema a partir desta sexta-feira (6). A publicação foi elaborada em parceria com a FAPESQ-PB e reúne cinco estudos de caso emblemáticos da atuação da autarquia na Paraíba, incluindo ações de fiscalização e combate ao desmatamento na Mata Atlântica; conflitos entre turismo e proteção ambiental na Praia de Tambaba; impactos da indústria de celulose sobre os recursos hídricos; experiências no licenciamento ambiental do setor calçadista e entraves ambientais enfrentados por postos de combustíveis.

"É uma satisfação muito grande ver esse material pronto e sendo publicado pois é uma forma de expor o trabalho da Sudema em diversas frentes de proteção ambiental ao mesmo tempo em que podemos compartilhar experiências e, assim, colaborar com o trabalho de outros órgãos. Parabenizamos e agradecemos os técnicos que tornaram essas ações possíveis e também àqueles que se empenharam para apresentar esse trabalho no ebook", afirmou a diretora administrativa da Sudema, Elisete Andreoli. 

A manhã ainda foi momento para a palestra “Novas Tecnologias e Metodologias nas Pesquisas Ambientais”, ministrada por Eduardo Rodrigues Viana de Lima, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O pesquisador apresentou ferramentas de ponta como sensoriamento remoto, DNA ambiental, inteligência artificial e modelagem computacional, além do uso do Google Earth Engine para análise de dados climáticos e ambientais. Um estudo de caso sobre o bioma Caatinga demonstrou como essas tecnologias estão sendo aplicadas para monitorar a resiliência de ecossistemas frente às mudanças climáticas.

Exposição - Encerrando o dia, os participantes visitaram a exposição “Vivência Artística: Unindo Observação de Aves e Pintura em Aquarela”, do artista e observador de aves Pedro Callado. A mostra reúne aquarelas de espécies nativas da Paraíba, com base em registros de campo em áreas como o Jardim Botânico e o campus da UFPB. A proposta é promover a conexão entre arte, ciência e conservação da biodiversidade local, especialmente da Mata Atlântica.

A Semana do Meio Ambiente 2025 será encerrada nesta sexta-feira (6), com atividades científicas na PBTur, em João Pessoa. Acompanhe a cobertura completa no perfil oficial da Sudema no Instagra.