Notícias

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Sudema faz programação em Patos e Conde

publicado: 04/06/2019 09h22, última modificação: 04/06/2019 09h23
sma60.jpg

Para as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) programou duas ações, simultâneas, em Patos e Conde com uma programação voltada para a população dos dois municípios, tendo como tema “Juntos em Combate aos Crimes Ambientais”.

As ações da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceda) da Sudema, já passaram por Pitimbú, João Pessoa e Campina Grande. E nesta quarta-feira a Caravana Ecológica chega em Patos, a partir das 7h30, na Reserva Ecológica Verde Pasto, com uma trilha ecológica, palestras informativas proferidas por policiais do Batalhão Ambiental, quando enfocam o trabalho feito pelos militares no combate aos crimes ambientais e exposição de animais taxidermizados (técnica de preservação da forma da pele, que antes era chamada de animais empalhados).

Com o lema “Conde, cidade unida pela sustentabilidade”, o município litorâneo terá atividades na praça principal, a partir das 8h, com apresentação do grupo de percussão Tambores do Tempo, que cruza ritmos e danças tradicionais como ciranda, samba reggae e toré (dança típica dos povos indígenas do Nordeste). Ainda na praça, a população poderá ver uma grande exposição montada pela Prefeitura local, onde os demais órgãos envolvidos na Semana do Meio Ambiente, como o Batalhão de Políciamento Ambiental, AESA, Cagepa, SES, Deasa, SEE, Empaer, IFPB, Seirhma, Sejel e Funasa, irão expor materiais ligados às questões ambientais. Além da homologação do Código de Meio Ambiente do município e entrega dos aparelhos decibelímetros (medidores de ruídos sonoros)  aos agentes ambientais. Como, também, entrega de mudas do viveiro municipal à população.

A programação continua na quinta-feira (6),  a partir das 8h, com atividades na Unidade de Conservação Parque Estadual da Mata do Xém-Xém, localizado em Bayeux, quando serão desenvolvidas ações educativas, como palestras com conselheiros ambientais, escoteiros e pinturas para alunos da rede pública de ensino e pintura do cercamento da UC.

Na sexta-feira (7), às 13h30, na Escola Estadual Antonio Pinto Barbalho, distrito Pitanga da Estrada, em Mamanguape, haverá apresentação cultural, palestra sobre crimes ambientais proferida pelo Batalhão Ambiental e exposições de materiais informativos e animais taxidermizados.

A programação será encerrada no Jardim Botânico Benjamim Maranhão (JBBM), que é administrado pela Sudema, sábado (8), com uma programação especial, contando com uma oficina direcionada a profissionais e estudantes das áreas de educação e turismo, a partir das 8h30, intitulada ‘Educação ao ar livre e o déficit de natureza: o que as crianças estão perdendo por estarem longe dos espaços naturais?”, ministrada por Edmilson M. Fonseca, com 20 vagas e inscrições realizadas, antecipadamente, pelo e-mail jardimbotanico.jp@gmail.com.

No período da tarde, entre 13h30 e 16h30, será lançado o projeto ‘Jardim de Livros’, que é uma biblioteca colaborativa localizada no Centro de Visitantes do Jardim Botânico, onde os visitantes poderão pegar os títulos disponíveis e ainda serão estimulados a deixar outros exemplares para que outras pessoas possam se beneficiar com o projeto.

Para todas as atividades do JBBM, os participantes deverão estar trajando calças compridas e sapatos fechados e é tudo gratuito.