Notícias

Operação Mata Atlântica em Pé identifica seis pontos de desmatamento na Paraíba

publicado: 23/09/2021 15h03, última modificação: 23/09/2021 15h03
desmatamento2.jpg

Operação Mata Atlântica em Pé identifica seis pontos de desmatamento na Paraíba - Foto: Fotos - Clovis Porciuncula

Foi deflagrada, na última segunda-feira (20), a Operação Mata Atlântica em Pé, com o objetivo de fiscalizar pontos de desmatamento no estado. A ação foi fruto de um trabalho conjunto entre Sudema, Ministério Público da Paraíba (MPPB), Batalhão da Polícia Ambiental, Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Seirhma) e Ibama.

A operação ocorreu também em outros 16 estados brasileiros e, na Paraíba, foram fiscalizados seis pontos predeterminados, identificados através da plataforma MapBiomas, distribuídos em quatro municípios paraibanos: João Pessoa, Alagoa Nova, Massaranduba e Areia. No total, foi identificada uma área de 7,29 hectares de desmatamento.

Em todos os pontos vistoriados houve a constatação de supressão de vegetação nativa. Para Fabiana Lobo, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente do Ministério Público da Paraíba, a operação foi bem-sucedida em seu propósito. "O objetivo da operação era esse, identificar o dano e, a partir daí, responsabilizar administrativa, civil e penalmente os responsáveis pelo desmatamento da Mata Atlântica de forma irregular", explicou.

Durante a operação foram apreendidos um galão de 20 litros de veneno e cinco pulverizadores, que eram utilizados para impedir a regeneração da vegetação remanescente. Também foram emitidos cinco autos de infração, nos termos dos artigos 51 e 64 do Decreto Federal n. 6.514/08, e uma notificação para apresentação e comprovação de licença.

O superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, lamentou os pontos de desmatamento irregular no estado. "Infelizmente, registramos esses pontos de desmatamento, o que é lamentável. Estaremos sempre atentos, junto com o Ministério Público e os demais órgãos de fiscalização e controle, para evitar cada vez mais esse tipo de ação", disse.

A ação foi finalizada nesta quarta-feira (22) em João Pessoa, sendo constatado um total de 2,5 hectares de área desmatada só na capital. Desde 2018, a operação é deflagrada sempre no mês de setembro a partir de uma força-tarefa nacional no combate ao desmatamento e a crimes ambientais.