Notícias
Primeira ação do projeto “Plantar Árvores, Cultivar Justiça Climática” é realizada no Jardim Botânico
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realizou nesta quarta-feira (10), a primeira edição do projeto “Plantar Árvores, Cultivar Justiça Climática”, no Jardim Botânico Benjamin Maranhão (JBBM), em João Pessoa. A ação, realizada pela Coordenadoria de Educação Ambiental (CEDA), marca o início da programação alusiva ao Dia Estadual de Sensibilização sobre Mudanças Climáticas (20/9) e ao Dia da Árvore (21/9).
As atividades foram direcionadas aos alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral Técnica Manoel Lisboa de Moura. Ao longo da manhã, os estudantes participaram de ações integradas ao projeto pedagógico da escola, “Cuidar do planeta é dever de todos: educação e os ODS”, utilizando os cubos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como recurso educativo.
A programação incluiu acolhimento, roda de conversa no Bosque do Pau-Brasil, a Trilha da Árvore do Abraço e visita ao Viveiro Educador, onde houve entrega de mudas e de composto orgânico. A ação também contou com uma exposição de animais taxidermizados, promovida pela Polícia Ambiental (BPAmb), com a van educativa da Cagepa, que trouxe conteúdos interativos sobre a importância da água e da sustentabilidade, e com a Empasa, que esteve presente ofertando o composto orgânico.
De acordo com Lívia Cavalcante, coordenadora da CEDA, o projeto se conecta a temas ambientais de grande relevância: “Hoje a ação foi com alunos da ECIT Manoel Lisboa. Eles estavam entusiasmados para fazer essa sequência didática que elaboramos, na qual trabalhamos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, já que estamos bem pertinho da COP30, e com isso conseguimos dialogar sobre vários temas importantes”, destacou.
O projeto terá uma próxima atividade, já programada para a quarta-feira (17), também no Jardim Botânico, quando novos grupos de estudantes terão a oportunidade de vivenciar experiências educativas em meio à Mata Atlântica.