Notícias
Primeira semana da Operação Mata Atlântica em Pé vistoriou 54 pontos de alerta em 16 municípios paraibanos, destaca Sudema
Equipes de fiscalização estiveram em 54 pontos de alerta de desmatamento espalhados por 16 municípios paraibanos entre a última segunda-feira (15) e esta sexta-feira (19). Os dados são da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e detalham ações que integram a Operação Mata Atlântica em Pé, que acontece até o próximo dia 26 de setembro. Esta é uma ação conjunta dos ministérios públicos estaduais e de órgãos ambientais que visa combater o desmatamento ilegal na Mata Atlântica.
A operação é realizada anualmente em 17 estados, abrangendo a totalidade do território da Mata Atlântica e busca identificar, fiscalizar e punir os responsáveis pelo desmatamento ilegal na Mata Atlântica. Para isso é utilizada tecnologia de ponta, como imagens de satélite em alta resolução e aerolevantamentos com drones, para identificar áreas de desmatamento. Esta semana as equipes estiveram nos municípios de Alagoa Nova, Arara, Areia, Itapororoca, Jacaraú, Mulungu, Pedras de Fogo, Pilar, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Salgado de São Félix, Santa Rita, São Miguel de Taipu, Serraria e Solânea.
Além da Sudema, integram a operação a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) e o Ibama. A equipe de fiscalização da Sudema contou com a participação de técnicos do Setor de Geoprocessamento (SetGeo), da Divisão de Florestas (Diflor) e da Divisão de Fiscalização (Difi), que realizaram levantamentos aerofotogramétricos para verificar a necessidade de aplicação dos autos de infração.