Projeto busca recuperar nascentes de rios em João Pessoa

publicado: 11/11/2019 14h44, última modificação: 11/11/2019 14h44
projeto nascentes.jpeg

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) está trabalhando, em conjunto com outras instituições, em um projeto de recuperação de cinco nascentes de rios de João Pessoa. A primeira ação, conduzida no último dia 24, ocorreu na nascente do Rio Cuiá.

“Fizemos uma visita de reconhecimento para entender a situação do rio e ter um primeiro contato com a comunidade. Até o final do ano, realizaremos esse diagnóstico nas nascentes dos cinco rios, a partir de dados das prefeituras e universidades, além de visitas a campo”, informou o coordenador do projeto e professor do Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE/CCEN) da UFPB, Gilson Ferreira de Moura.

Além disso, ações de educação ambiental devem ter início ainda neste ano no entorno do Rio Cuiá. “Faremos ações com a comunidade para conscientizá-laa não descartar lixo no rio e não desmatar. Queremosalertar para a importância daquela nascente. Em 2020,a ação deve migrar para as escolas”, acrescentou. Também serão contempladas pelo projeto as nascentes dos rios Jaguaribe, Cabelo, Mandacaru e Timbó.

A Sudema atuará nas ações de educação ambiental, bem como iniciará, na próxima semana, um trabalho de avaliação da qualidade da água. “Na próxima quarta, vamos à nascente do Cuiá para fazer a coleta do material e posterior análise, para fazer um diagnóstico da qualidade da água”, informou a chefe da Divisão de Controle da Poluição da Sudema, Samara Galvão.

Também estão envolvidos no projeto a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (CAGEPA), o Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar da Paraíba (PMPB) eo Ministério Público Federal (MPF).

Para o próximo ano, espera-se fazer um trabalho de jardinagem no entorno do Cuiá, bem como de construção de praças, como forma de tornar o ambiente mais agradável para a população. O projeto deve se estender ao longo de quatro anos.