Projeto Praia Limpa inicia na quinta (7) com capacitação para profissionais e gestores municipais

publicado: 30/11/2023 08h00, última modificação: 30/11/2023 00h02

Começará, na próxima quinta-feira (7), a edição deste ano do Praia Limpa, com a realização de uma capacitação para profissionais e gestores dos municípios que irão atuar diretamente nas ações do projeto. O curso será ministrado no turno da tarde, no auditório do Sesc Cabo Branco, das 13h30 às 17h.

De acordo com o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, intensificar as ações da autarquia no campo da educação é fundamental nos meses de verão.

“Realizamos esse tipo de ação ao longo do ano inteiro, mas elas se tornam ainda mais importantes neste momento em que as pessoas estão de férias e as praias ficam lotadas de turistas. Nosso objetivo é conscientizar a população, para que esses momentos de lazer não prejudiquem o meio ambiente”, comentou. Após a capacitação, já na sexta-feira (8), as abordagens terão início em João Pessoa.

Nas últimas semanas, a Sudema intensificou suas ações de fiscalização e educação ambiental junto às unidades de conservação marinhas, que englobam pontos como Areia Vermelha, Picãozinho e as piscinas naturais do Seixas. “São espaços que terão uma atenção especial ao longo do Praia Limpa, em razão do elevado fluxo de banhistas no verão”, pontuou a coordenadora de Educação Ambiental da Sudema, Taciana Cirilo.

O Praia Limpa atua desde o ano de 2015 promovendo educação ambiental nas praias paraibanas, incluindo ações de conscientização voltadas a banhistas e proprietários de bares e restaurantes de toda a costa do estado. A capacitação realizada no início de cada edição tem por objetivo instruir os profissionais para as ações, que envolvem distribuição de sacolas biodegradáveis, mutirões de limpeza, orientações sobre o descarte correto do óleo, blitz ecológica, orientações sobre a proibição de canudos plásticos e outras práticas educativas ambientais.

Abaixo, você confere a relação de municípios que receberão as equipes. Em nossas redes sociais, será divulgado, semana a semana, as praias que serão visitadas.

08/12 - João Pessoa

09/12 - Conde