Notícias

Recicla+ Sudema marca Dia do Educador Ambiental com ação voltada à sustentabilidade

publicado: 15/10/2025 17h00, última modificação: 15/10/2025 17h00
Atividade destacou a importância da educação ambiental e da gestão de resíduos sólidos no ambiente institucional.
1 | 7
2 | 7
3 | 7
4 | 7
5 | 7
6 | 7
7 | 7
SITE CAPA.png
NOTA CAPA.png
NOTA FOTOS 01.png
NOTA FOTOS 02.png
NOTA FOTOS 03.png
NOTA FOTOS 04.png
NOTA FOTOS 05.png

 

Em alusão ao Dia do Educador Ambiental, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEDA), promoveu na manhã de hoje (15) o evento “Recicla+ Sudema: Educação Ambiental em Movimento!”, voltado à sensibilização e à implementação de práticas sustentáveis no ambiente institucional. A atividade aconteceu no auditório da autarquia, reunindo servidores e parceiros em uma manhã de aprendizado e mobilização.

A diretora administrativa da Sudema, Elisete Andreoli, e a diretora Técnica, Joanna Nóbrega, abriram o evento e ressaltaram o compromisso da instituição com a consolidação de uma gestão ambiental interna mais eficiente e participativa.

O momento foi de reflexão sobre as ações individuais de destinação dos resíduos sólidos e dos esforços para viabilizar a reciclagem. A coordenadora da CEDA, Lívia Cavalcante, apresentou um diagnóstico sobre a gestão de resíduos sólidos na sede provisória da autarquia, destacando desafios e perspectivas para o fortalecimento da coleta seletiva e da redução de descartáveis.

Os técnicos ainda puderam ouvir a catadora de material reciclável Egrinalda Silva, representante da Associação Catajampa, que compartilhou sua experiência e reforçou a importância da parceria entre o poder público e as cooperativas de catadores para o avanço da política de resíduos sólidos na Paraíba.

O evento terminou com um desafio aos presentes, que partiu dos estudantes do projeto "#rECIcla: Educação Ambiental começa na base!". Eles conduziram uma oficina interativa, apresentando as “WasteDrops”, caixas de coleta seletiva criativa que serão utilizadas em futuras ações do projeto e propuseram que cada setor do órgão produzisse sua própria WasteDrop, em uma competição em prol de mais sustentabilidade.

A ação representou um passo importante na consolidação de uma cultura institucional voltada à sustentabilidade, reafirmando o papel da Sudema como referência em educação ambiental e gestão pública comprometida com a responsabilidade socioambiental.