Notícias
Reutilização de garrafas PET ajudam a proteger o meio ambiente; saiba como
Você já se deparou com alguma garrafa plástica jogada na rua? As garrafas PET são muitas vezes usadas para acondicionar suco, refrigerantes e água mineral. Apesar de serem recicláveis, grande parte da população faz o descarte incorreto deste material, o que pode causar profundos danos ao meio ambiente, sobretudo pelo longo prazo de decomposição do plástico.
Quando descartado de forma incorreta, acaba tendo como fim a natureza dos solos, rios e mares, liberando suas substâncias tóxicas e contaminando tais ambientes. É aí que está a importância das atividades de reciclagem e reaproveitamento de materiais PET, as quais têm como objetivo a diminuição da degradação ambiental gerada por esses materiais poluentes.
Dentre os benefícios em reutilizar este material estão a diminuição da poluição e contaminação do solo, a economia de água e energia, a preservação ambiental e até mesmo a geração de novos empregos, como ocorre com os artesãos.
A partir da garrafa PET, é possível confeccionar uma série de itens para sua casa, como porta-objetos, utensílios para a cozinha, luminárias e outras peças de decoração, vassouras ecológicas ou até mesmo é possível utilizá-la para armazenar água ou óleo de cozinha. Outra opção é fazer um vaso de plantas de garrafa PET. Confira o passo a passo:
- Pegue uma garrafa PET de 2 litros, 10 cm de barbante ou fio de lã e estilete ou tesoura para cortar;
- Recorte a parte de cima da garrafa;
- Retire a tampa e faça um furo no centro dela;
- Pegue o barbante e dobre ao meio;
- Em seguida, passe-o no furo da tampa enroscando na garrafa;
- Além disso, recorte por volta de cinco dedos da parte de baixo da garrafa. Após, coloque a parte de cima recortada de cabeça para baixo no fundo da garrafa;
- Com isso, você poderá despejar a terra já com a muda ou a semente na parte de cima que foi recortada e, após, adicionar água no fundo da garrafa e na terra.