Saiba como aproveitar a folia de forma sustentável

publicado: 08/02/2024 15h10, última modificação: 08/02/2024 15h04
CARNAVAL-CARROSSEL_01.png
CARNAVAL-CARROSSEL_02.png
CARNAVAL-CARROSSEL_03.png

O Carnaval é a época das festas de rua, roupas coloridas e muita música, mas, para curtir a folia, é necessário estar atento a alguns cuidados que devemos ter com nosso meio ambiente. Apesar das cores vivas e das celebrações, a festa também causa poluição, já que diversos resíduos se espalham pelas ruas, gerando acúmulo de material e degradação ao meio ambiente.

Por isso, é de extrema importância estar consciente sobre a poluição produzida pelas multidões que são arrastadas pelo país. É preciso repensar e aplicar as melhores práticas sustentáveis para aproveitar a festa de forma consciente, já que através de pequenas atitudes é possível fazer a diferença. Curtir o Carnaval de forma sustentável é uma prática que reduz o desperdício, minimiza a poluição e promove a conservação dos recursos naturais.

Entre algumas boas práticas podemos citar a redução do uso de plásticos descartáveis, a reciclagem e a coleta seletiva, o uso de materiais biodegradáveis, entre outras atitudes de conscientização ambiental, preservação cultural, inclusão e eficiência energética.

Ao incluir práticas sustentáveis no Carnaval, como o consumo consciente e a escolha de materiais eco friendly, estamos preservando não apenas o meio ambiente, mas também os valores culturais intrínsecos à festividade. Essa abordagem contribui com a construção de um Carnaval alinhado com as raízes culturais do Brasil, promovendo a consciência ambiental como parte integrante dessa celebração”, comentou Lucas Alves, da Coordenadoria de Educação Ambiental da Sudema.

Se você quer curtir a folia de forma consciente e responsável, confira mais algumas dicas: faça uso de glitter biodegradável, reutilize fantasias, economize energia elétrica, respeite o trabalho dos catadores e leve uma sacola biodegradável para recolher o seu lixo.

Fique atento aos pontos de coleta de lixo que são colocados nas ruas e faça a sua parte. Estimule amigos, vizinhos e parentes a aproveitar o Carnaval de forma sustentável!