Notícias

Saiba como fazer uma festa junina sustentável

publicado: 21/06/2023 14h58, última modificação: 21/06/2023 15h05
As festas juninas são tradicionais por todo o Brasil e esta celebração é conhecida como a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval. Confira as dicas para fazer um arraiá sustentável.
Saiba como fazer uma festa junina sustentável

 

As festas juninas são tradicionais por todo o Brasil e esta celebração é conhecida como a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval. Não é à toa que a cidade de Campina Grande, aqui na Paraíba, é consagrada com o maior São João do mundo. Mas você sabia que também é possível fazer uma festa junina em casa? Vamos te dar algumas dicas de como realizá-la de forma sustentável.

Toda festa junina é carregada de cores e bandeirinhas que contribuem para uma bela decoração. Para isso, você precisa se atentar que até na decoração você pode fazer uso de materiais que já foram utilizados em festas anteriores e também apostar em bandeirinhas com folhas de revistas e jornais. Se quiser um ambiente colorido, é possível usar tinta guache para pintar estas folhas.

Para a arrumação da mesa, o ideal é não gastar papel ou toalhas de plástico, sendo indicado fazer uso de panos coloridos ou toalhas de mesa guardadas em casa. Evitar o uso de materiais descartáveis é também uma prática sustentável, tendo em vista que copos e canudos plásticos trazem danos irreparáveis ao meio ambiente devido ao longo período que eles levam para se decompor. O ideal é usar canudo de inox, além de copos e pratos de vidro.

"Nesse momento de celebração não podemos esquecer de cuidar do meio ambiente. No planejamento das festas, é necessário avaliar a real necessidade de certos materiais e alimentos, pois o consumo excessivo é uma das principais causas do acúmulo de materiais e de descarte incorreto de resíduos", afirmou Taciana Cirilo, coordenadora de Educação Ambiental da Sudema.

Como forma de reaproveitar materiais que iram ser descartados, uma ideia divertida é a pesca com latinhas e garrafas PET. A brincadeira funciona com esses materiais sendo colocados em uma bacia cheia de água para serem resgatados, em alusão à limpeza dos oceanos. As garrafas PET também podem ser utilizadas como boliche, no qual cada uma serve como pino.

Lembre-se: o descarte correto dos resíduos é primordial em qualquer festa junina. Para isso, você pode apostar na separação do lixo em orgânico, reciclável e não reciclável, disponibilizando diferentes lixeiras. Essa também é uma forma de apoiar os catadores de recicláveis, que têm no recolhimento de materiais uma fonte de renda.

Fazendo um São João sustentável você contribui com o meio ambiente e ajuda a diminuir a poluição plástica. Boas festas!