Notícias
Semana do Meio Ambiente é aberta oficialmente em evento no Jardim Botânico Benjamim Maranhão
A Semana do Meio Ambiente 2025 foi oficialmente aberta na manhã desta segunda-feira (2). Em evento no Jardim Botânico Benjamim Maranhão, na capital paraibana, A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e diversos parceiros se reuniram para dar início a uma série de atividades em uma programação que vai até a próxima sexta-feira (6) em diversas regiões da Paraíba.
O superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, destacou os graves problemas ambientais da atualidade e a necessidade de enfrentamento da questão. “Cada um de nós precisa se perguntar o que estamos fazendo para mudar essa situação. Qual hábito mudamos? O que eu preciso fazer? O meio ambiente é um bem coletivo e precisamos nos apropriar do que é nosso. Precisamos nos apropriar desse bem coletivo para cuidar dele e tentar reverter esse quadro progressivo de destruição”, alertou.
A secretária da Semas, Rafaela Camaraense, afirmou que cada cidadão precisa ser multiplicador da mensagem da gravidade das mudanças climáticas. “Precisamos nos aproximar das pessoas, realizar ações concretas. Enquanto Governo estamos fazendo interlocuções, buscando parceiros, apostando na educação. Ao longo dessa semana teremos muitas palestras e a partir do momento em que criamos esse contexto de educação conseguimos disseminar a cultura ambiental junto a cada cidadão”, declarou.
A promotora e coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (CAO) do Ministério Público da Paraíba, Daniela Lucena, falou sobre a importância da unidade entre os órgãos e como tem sido essa atuação. “Vinha no caminho até aqui fazendo uma retrospectiva do trabalho há menos de dois anos à frente do CAO e pensando em como vemos a existência de órgãos e funcionários comprometidos com o Meio Ambiente”, destacou.
Ainda participaram da solenidade o secretário executivo da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Rubens Freire, o superintendente do IBAMA na Paraíba, Geandro Pantoja, o representante do Batalhão de Polícia Ambiental, Wellington Aragão, a presidente da Funad, Simone Jordão, a coordenadora da Defesa Civil Estadual, Márcia Ferreira, a coordenadora do Procon PB, Késsia Liliane e o diretor do INSA e coordenador do Projeto PELD, José Etham Barbosa.
Primeiro dia - O espaço também reuniu diversas exposições temáticas e educativas, como a mostra da Associação Paraibana dos Orquidófilos; van educativa da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa); exposição de animais taxidermizados organizada pelo Batalhão da Polícia Militar Ambiental. Outro destaque foi a coleta de eletrônicos, e a exposição do museu de resíduos eletrônicos, promovida pelo projeto Semear. Ainda durante a manhã, os visitantes puderam conhecer a exposição “Vivência artística que une observação de aves e pintura em aquarela”, do artista Pedro Callado, além da mostra “Do Descarte à Transformação”, iniciativa do Tribunal de Justiça da Paraíba que trata de práticas sustentáveis, economia criativa e circular e aproveitamento integral de alimentos.
Entre as ações educativas, o projeto Tampa Solidária promoveu a coleta de tampas plásticas e apresentou peças com materiais reaproveitados. Já o projeto Mares sem Plástico realizou atividades lúdicas e exposições de pesquisas focadas na redução da poluição por plásticos nos oceanos. A Fundação Mamíferos Aquáticos conduziu a oficina “Peixe-boi e Cia.”, com foco em educação ambiental e conservação da fauna marinha. O projeto PREAMAR apresentou peças sobre recifes artificiais e seus benefícios ambientais. O Instituto Nacional do Semiárido (INSA) também participou, com exposições de maquetes de reúso de água, coleções de solos, geotintas, forragens nativas e outros recursos educativos voltados ao desenvolvimento sustentável do Semiárido paraibano.
Programação - A Semana do Meio Ambiente segue com atividades em Sousa (terça-feira, 03) das 09 às 16h30, e Monteiro (quarta-feira, 04), retornando a João Pessoa na quinta e sexta-feira com palestras, oficinas e exposições. A programação completa pode ser consultada através do link https://www.instagram.com/p/DKSgpEOsC6c/