Notícias
Semana do Meio Ambiente leva oficinas e atividades educativas ao Vale dos Dinossauros, em Sousa
O segundo dia da Semana do Meio Ambiente 2025 foi marcado por atividades educativas e de sensibilização no Monumento Natural Vale dos Dinossauros (MONA), localizado em Sousa, no Sertão paraibano. A programação ocorreu nesta terça (3) e foi voltada a estudantes do ensino fundamental e médio da região, aproximando ciência e educação ambiental de forma lúdica e participativa.
Pela manhã, os alunos participaram da oficina “Um dia de paleontólogo”, em que assumiram o papel de pesquisadores realizando uma escavação simulada para encontrar réplicas de fósseis enterradas em caixas de areia. Durante a atividade, as crianças catalogaram e identificaram os fósseis, vivenciando o cotidiano de uma escavação paleontológica.
Em seguida, a “Expedição ao Cretáceo” levou os participantes a uma caminhada guiada pelo sítio paleontológico, com uma abordagem imersiva e interativa. As crianças usaram máscaras de dinossauro e participaram de uma encenação que simulou uma viagem ao período Cretáceo, explorando a fauna e os fósseis da região de forma divertida e educativa.
As atividades foram conduzidas por técnicos e educadores ambientais da Sudema, com apoio do paleoartista Felipe Alves Elias, paleontólogo, museólogo do Museu da USP e responsável pelo site PaleoZooBR, que também doou as máscaras e os desenhos para colorir, fundamentais para o sucesso das oficinas. Felipe atua no projeto Amigos do Museu, que oferece suporte a museus por meio de doações e parcerias, e firmou parceria com o MONA para esta ação, demonstrando interesse em contribuir em futuras atividades.
Além disso, colaboraram no evento a Coleção de Mamíferos da UFPB, o Laboratório de Ecologia e Geociências da UFBA e o paleoartista Levi Caires, do Escultura Selvagem, que contribuíram com orientação, espaço, materiais artísticos e didáticos. Os perfis dos colaboradores podem ser encontrados no Instagram:
@paleozoobr
@mamiferos.ufpb
@paleontologia_ufba
@esculturaselvagem
À tarde, os estudantes assistiram à palestra “Patrimônio e Educação Ambiental Consciente no Vale dos Dinossauros”, ministrada pelo professor Francisco Tibério Felismino de Araújo, que destacou a importância do patrimônio fossilífero da região para a ciência, o turismo e a formação ambiental dos jovens.
A Semana do Meio Ambiente segue até sexta-feira (6) com ações em Monteiro e em João Pessoa. A programação completa está disponível no link: https://www.instagram.com/p/DKSgpEOsC6c