Notícias

Sudema apresenta estudo ambiental para instalação do Distrito Industrial do Turismo

publicado: 17/11/2017 09h29, última modificação: 09/10/2018 11h21
IMG_6654.JPG

Uma audiência pública para a apresentação do estudo ambiental complementar referente à Licença de Instalação (LI) do Distrito Industrial do Turismo foi realizada na tarde da última terça-feira (14), no Centro de Convenções do Estado da Paraíba, em atendimento ao Ministério Público Federal e Procuradoria da República na Paraíba. Na oportunidade, os estudos complementares fito-sociológicos do empreendimento foram expostos para discussão.

         Dentre os presentes estavam representantes da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Secretaria de Turismo do Estado da Paraíba, Companhia e Indústria da Paraíba (CINEP), Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, além de pessoas da sociedade civil, que discutiram o tema solicitado.

A comissão do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) da Sudema esclareceu que todos os documentos produzidos fazem parte do processo de licenciamento ambiental concebida pelo Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Copam), e esses estudos estão disponíveis no site da Sudema (www.sudema.pb.gov.br). Um dos quesitos apresentados como compensação ambiental, será a construção da sede do Batalhão de Policiamento Ambiental na área, além de planos de manejo com a ocupação irregular.

De acordo com o superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho, outras atribuições ficarão a cargo da Sudema, “como lavamento de fauna, flora e demais necessidades com ações de educação ambiental, além de que todos os empreendimentos hoteleiros terão licenciamentos próprios”, disse.

Para o secretário executivo de turismo, Ivan Buriti, “mesmo sendo um projeto de mais de 30 anos o distrito já está modernizado aos padrões e legislação atuais. Para este licenciamento, já existem estruturas de estradas e o Centro de Convenções. Tudo está transcorrendo dentro da lei”, finalizou.