Notícias

Sudema avança em processo de compensação florestal para sede do Parque da Pedra da Boca

publicado: 28/05/2025 12h55, última modificação: 28/05/2025 12h55
Visita institucional à AFINK viabiliza aquisição de mudas nativas para plantio em área da nova sede do parque
imagem_2025-05-28_125551659.png

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realizou, na última semana, uma visita institucional à Associação de Formação e Incentivo para o Nordeste Karente (AFINK), organização sem fins lucrativos localizada em Araruna. A reunião teve como objetivo avançar no processo de compensação florestal referente à construção da nova sede do Parque Estadual da Pedra da Boca.

A AFINK desenvolve ações nas áreas de educação e meio ambiente e mantém um viveiro de mudas nativas. No encontro, iniciou-se a aquisição das mudas que serão utilizadas no processo de reflorestamento da área da sede, como parte das medidas de compensação ambiental adotadas pela autarquia.

Participaram da visita representantes das divisões de Obras, de Florestas (DIFLOR) e de Implantação de Programas Ambientais e Projetos (DIPAP) da Sudema. No local da construção, será implantado um viveiro provisório para o cuidado e aclimatação das mudas antes do plantio.

O início do plantio está previsto para o mês de julho de 2025. Desde o começo da obra, a Sudema já vem adotando medidas de preservação, incluindo o transplante de árvores nativas para áreas adequadas, com o objetivo de garantir a maior preservação possível da vegetação original da unidade de conservação.