Notícias

Sudema certifica agentes mirins do Projeto Asa Verde

publicado: 14/11/2024 12h30, última modificação: 14/11/2024 16h38
Nas atividades, eram tratados assuntos como saúde ambiental, resíduos, coleta seletiva, descarte incorreto de óleo e desenvolvimento sustentável.
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
Asa Verde.png
2.png
3.png
4 (1).png

 

 

Nesta quarta-feira (13), os agentes mirins participantes do projeto Asa Verde receberam os certificados da formação realizada pela Sudema, após dois anos de capacitação. A solenidade ocorreu no auditório da Secretaria de Educação de Caaporã.

Proposto pelo Ministério Público Estadual da Paraíba, através da Promotora Drª Miriam Pereira Vasconcelos, o projeto tem o objetivo de levar educação ambiental aos jovens, formando cidadãos mais conscientes e comprometidos com o futuro do planeta. O curso foi conduzido pela Sudema, com especial enfoque em coleta seletiva.

As capacitações tiveram início na Semana do Meio Ambiente de 2022, no mês de junho, chegando ao fim nesta quinta (13). Nas atividades, eram tratados assuntos como saúde ambiental, resíduos, coleta seletiva, descarte incorreto de óleo e desenvolvimento sustentável.

Nesses dois anos, o projeto Asa Verde contemplou alunos de cinco escolas municipais, na faixa etária de 13 a 15 anos. As ações envolviam atividades lúdicas para capacitar os agentes mirins a serem verdadeiros multiplicadores da coleta seletiva e separação correta de resíduos sólidos no município de Caaporã.

Durante esse período, os participantes puderam realizar diversas atividades ambientais, como visitas a Unidades de Conservação; participação na exposição sobre biomas na Casa da Ciência, na UFPB; assim como também puderam conhecer o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, e a sede da Sudema, ambos em João Pessoa.

Além da entrega dos certificados, os agentes mirins foram contemplados com a entrega de tablets pela Prefeitura Municipal. Na ocasião, estiveram presentes representantes da Sudema; da Secretaria de Educação de Caaporã; da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Econômico; e o prefeito Cristiano Monteiro; além de supervisores e gestores das escolas envolvidas.