Notícias

Sudema embarga abatedouro de aves por lançamentos irregulares de efluentes em Mangabeira

publicado: 29/07/2024 12h00, última modificação: 31/07/2025 14h18
Ainda foi aplicada uma multa de 142 UFR-PB, que correspondem a cerca de R$10 mil.
1 | 3
2 | 3
3 | 3
SITE CAPA (1).png
NOTA FOTOS 02.png
NOTA FOTOS 01.png

 

Uma investigação realizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) permitiu a identificação de um estabelecimento que despejava esgoto sem tratamento em afluentes do Rio Cabelo, no Distrito Industrial de Mangabeira. Trata-se de uma empresa especializada no abate de aves, que na ocasião foi multada e teve seu funcionamento embargado. O ato, realizado na manhã desta quarta-feira (30), integra a Operação Praias Limpas.

Durante a vistoria ficou constatado que o empreendimento estava despejando seus efluentes diretamente na rede de drenagem pluvial. Para auxiliar na identificação do dano ambiental, foram utilizados equipamentos de vídeo inspeção por robô e insuflador de fumaça. Esses recursos confirmaram a existência de uma tubulação conectada diretamente à galeria de drenagem por meio de uma ligação irregular criada para desviar o fluxo de efluentes do trajeto adequado, que seria o sistema de tratamento.

Diante das irregularidades, os técnicos da Coordenação de Medições Ambientais da Sudema embargaram as atividades do estabelecimento até que todas as irregularidades sejam sanadas. Ainda foi aplicada uma multa de 142 UFR-PB, que correspondem a cerca de R$10 mil. O responsável pelo empreendimento foi conduzido à Central de Polícia.

Participaram da ação técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinfra), Cagepa e Batalhão de Polícia Ambiental.