Notícias
Sudema encerra edição 2025/2026 do Projeto Praia Limpa com reconhecimento a parceiros e municípios do litoral
Aconteceu na manhã desta quinta-feira (12) a cerimônia de encerramento da edição 2025/2026 do Projeto Praia Limpa, realizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). O evento aconteceu no auditório da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), em João Pessoa, e reuniu representantes do poder público, instituições parceiras, municípios do litoral e participantes das ações desenvolvidas ao longo da campanha em um momento de celebração, reconhecimento e balanço das atividades.
Durante a programação, foram apresentados os resultados da edição, além da realização de uma mesa redonda dedicada à troca de experiências entre municípios participantes do projeto. O espaço permitiu compartilhar boas práticas, desafios e iniciativas desenvolvidas nas ações de educação ambiental e sensibilização realizadas nas praias do litoral paraibano.
A cerimônia também contou com a entrega dos troféus “Guardiões do Praia Limpa”, homenagem concedida a instituições, organizações e parceiros que contribuíram para o fortalecimento das ações do projeto ao longo da edição 2025/2026.
A mesa de abertura foi composta pelo superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti; pelo prefeito de Mataraca, Eymard de Araújo Pedrosa; pela tenente Telma Lúcia da Silva, do Batalhão Especializado em Policiamento do Meio Ambiente (BPMA); pelo diretor comercial da Cagepa, Isaac Fernandes Vieira Veras; pela coordenadora da Fundação Mamíferos Aquáticos, Iara Medeiros e pela professora Lívia Cavalcante, que esteve à frente da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEDA) da Sudema durante as ações do projeto.
Para o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, o encerramento da edição reforça o alcance e a importância da mobilização promovida pelo projeto. “O Praia Limpa é um exemplo de como a união entre instituições públicas, parceiros e comunidade pode gerar resultados concretos para a proteção do nosso litoral. O projeto fortalece a limpeza das praias e a educação ambiental, além de estimular mudanças de comportamento que contribuem para a preservação dos nossos ecossistemas costeiros”, destacou.
Criado em 2015 dentro da CEDA/Sudema, o Projeto Praia Limpa consolidou-se como uma das principais iniciativas de educação ambiental do litoral paraibano, promovendo ações de sensibilização, mutirões de limpeza e mobilização social em municípios da costa do estado durante o verão. A edição 2025/2026 reuniu equipes da Sudema, prefeituras, instituições parceiras e voluntários em uma série de atividades voltadas à conservação das praias, à redução da poluição e conscientização de banhistas e comerciantes da orla.