Notícias

Sudema instala coletores de recicláveis em parceria com projeto social

publicado: 08/06/2021 13h39, última modificação: 14/12/2021 12h36
Sudema instala coletores de recicláveis em parceria com projeto social

A Semana de Meio Ambiente já chegou ao fim, mas suas ações continuam. Dentre as várias atividades promovidas em uma extensa programação especialmente voltada à educação e conscientização ambiental, esteve a instalação de coletores de recicláveis nas sedes do Batalhão Ambiental e da Sudema, em João Pessoa.

A ação, fruto de uma parceria com o projeto social Amor de Pets, tem como objetivo coletar tampas para reciclagem. Além de diminuir o lixo no meio ambiente, a renda gerada a partir do material coletado será revertida para a manutenção do projeto, colaborando com a alimentação, abrigo e castração de animais de rua. Podem ser depositados nos coletores todos os tipos de tampas plásticas, como as de refrigerante, material de limpeza, creme dental, bem como tampas de metal e lacres de latinhas. 


Segundo Taciana Cirilo, coordenadora de Educação Ambiental da Sudema, “a coleta seletiva não é padronizada”, podendo ir desde materiais específicos, como os coletores de tampinhas, a coletores mais amplos, como os separadores de materiais recicláveis, não recicláveis e rejeitos, que são os resíduos em que já não há possibilidade de aproveitamento ou reciclagem. 


A coleta seletiva consiste na separação de resíduos baseados em sua composição e possibilidade de reciclagem e reutilização, como plásticos, papéis, metais e matéria orgânica. É uma forma mais ecológica de descarte do lixo, prevenindo a poluição de rios e ruas, e promovendo uma consciência de responsabilidade com o meio ambiente. 


Além de uma importante ferramenta para a diminuição do lixo, a coleta seletiva pode também se tornar algo divertido e fácil de fazer em casa através da criação de coletores caseiros para a separação dos resíduos. Uma oportunidade para desenvolver a consciência ambiental de forma gradual e lúdica.