Sudema investiga origem de lixo nas praias do estado

publicado: 26/04/2021 10h54, última modificação: 26/04/2021 10h55
Sudema investiga origem de lixo nas praias do estado

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), em uma ação conjunta com os órgãos ambientais de Pernambuco e Rio Grande do Norte, tem trabalhado na apuração e identificação da origem do lixo que surgiu na última semana no litoral do estado. Na Paraíba, foram registrados resíduos em praias de João Pessoa, Conde e Cabedelo, incluindo sapatos, garrafas, embalagens e plásticos de todo tipo.

Ao longo da semana, representantes da Sudema, Capitania dos Portos, secretarias municipais de meio ambiente, Secretaria Estadual de Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Seirhma-PB) e Ibama estiveram nas praias atingidas com o objetivo de investigar as possíveis causas do incidente. Em paralelo, a autarquia tem realizado um trabalho conjunto de investigação com os órgãos ambientais de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

Pensando nisso, acontecerá na tarde desta segunda-feira (26), a partir das 15h, uma reunião com representantes da Câmara Técnica do Meio Ambiente do Consórcio Nordeste para discutir sobre o aparecimento de resíduos sólidos nas praias da região na última semana. A Sudema estará presente representando a Paraíba. Também nesta segunda-feira (26), uma equipe da autarquia fará um sobrevoo pelo litoral do estado buscando identificar se ainda há material em nossa costa.

Desde o primeiro registro, as autoridades dos estados têm mantido contato constante com o fim de identificar a origem, causas e natureza do ocorrido, se acidental ou criminoso. Todo o trabalho vem sendo feito em articulação com os municípios, de modo a garantir o recolhimento do material, sua análise e a minimização dos danos.

Os primeiros resíduos foram identificados no litoral de João Pessoa, Conde e Cabedelo no dia 16 de abril, surgindo em maior volume na última terça-feira (20). Ao longo da semana, material semelhante também surgiu na costa do Rio Grande do Norte.