Notícias
Sudema participa da 8ª edição da Operação Nacional Mata Atlântica em Pé na Paraíba
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) deu início nesta segunda-feira (15), juntamente com outros órgãos e instituições, à 8ª edição da Operação Nacional Mata Atlântica em Pé na Paraíba. A ação se estende até o dia 26 de setembro e tem como objetivo principal intensificar a fiscalização, o monitoramento e a proteção das áreas de Mata Atlântica no estado, contribuindo para a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais. O lançamento da operação aconteceu no Jardim Botânico Benjamim Maranhão, que gerencia a reserva de Mata Atlântica da Mata do Buraquinho, em João Pessoa.
São parceiros da Sudema nesta ação o Ministério Público estadual (MPPB), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba (Semas) e o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb). As fiscalizações remotas e as incursões a campo prosseguem até 25 de setembro, quando serão contabilizados os alertas de desmatamento fiscalizados, a extensão em hectares de desmatamento ilegal atuado e embargado, assim como o somatório de multas administrativas aplicadas. Ao final das ações de fiscalização, em 26 de setembro, serão apresentados pelos órgãos responsáveis os resultados da edição deste ano, com transmissão online ao vivo a partir das 9h em local a ser informado.
O superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, ressaltou que “uma ação conjunta nos fortalece, de forma significativa, para que a gente possa combater esse desmatamento do bioma Mata Atlântica e expandir isso também para outros biomas, pois é fundamental que a gente consiga combater esse tipo de ação criminosa”.
A operação ocorre simultaneamente em outros 16 estados brasileiros, promovendo um esforço nacional para a conservação da Mata Atlântica. As ações incluem inspeções em áreas de preservação permanente, identificação de atividades ilegais, educação ambiental e mobilização das comunidades locais, garantindo a integração entre fiscalização, educação e políticas públicas de proteção ambiental.
Operação Mata Atlântica em Pé - A iniciativa é coordenada por órgãos federais e estaduais para preservar um dos biomas mais ameaçados do país. Criada para fortalecer a fiscalização, o monitoramento e a recuperação das áreas remanescentes de Mata Atlântica, a operação busca proteger a biodiversidade, os recursos hídricos e os serviços ambientais essenciais, atuando de forma preventiva e educativa junto às comunidades locais. Historicamente, a Mata Atlântica ocupava cerca de 1,3 milhão de km² do território brasileiro, mas atualmente restam apenas cerca de 12% da cobertura original.
Na última operação, realizada em 2024, foram identificados 19,5 mil hectares desmatados ilegalmente, o equivalente a 27 mil campos de futebol, a partir de 1.635 alertas. O trabalho resultou na aplicação de R$143,1 milhões em multas, o maior valor registrado no histórico da operação.
A Sudema reforça que ações contínuas como esta são fundamentais para garantir a preservação da Mata Atlântica, assegurando a sustentabilidade ecológica e a qualidade de vida da população que depende do bioma.
Fotos: Ernane Gomes