Sudema participa de Audiência Pública na Assembleia Legislativa sobre TAC em Areai Vermelha

publicado: 30/11/2015 11h54, última modificação: 09/10/2018 11h19

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente, Sudema  participou, nessa quarta-feira (25), de  Audiência Pública, na Assembleia Legislativa da Paraíba para  discutir  assuntos referente ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Parque Estadual de Areia Vermelha.

Entre os assuntos debatidos   destacam-se a ordenação da comercialização de bebidas e alimentos  dentro  do Parque, como também sobre  as medidas de conduta que as embarcações de propulsão motora devem respeitar a partir de agora. Além dos deputados estaduais, participaram da sessão  representantes de órgãos estaduais, sociedade civil, entre outros.

Na oportunidade,  João  Vicente Machado, Superintendente da Sudema,  trouxe esclarecimentos sobre o TAC e explicou aos presentes a importância dessas medidas na  preservação da localidade. “  Em nenhum momento estamos proibindo a visita da população. Estamos apenas  organizando o ordenamento  destas visitas,  para que a presença humana não degrade  ainda mais aquele bioma natural. As medidas visam proteger Areia Vermelha e garantir as futuras gerações  a possibilidade de desfrutar daquele ecossistema”, explicou.

O Secretário Executivo do Meio Ambiente da Paraíba, Fabiano Lucena, disse que se não fossem tomadas medidas urgentes na localidade  a Paraíba perderia um dos mais ricos biomas naturais do Estado.“As medidas tomadas são necessárias e urgentes  para a manutenção do turismo local.  O Parque Estadual de Areia Vermelha vem sofrendo com a degradação humana e se não tivermos a responsabilidade de mudar o quadro perderemos essa rica biodiversidade”, relatou.

TAC- O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Parque Estadual de Areia Vermelha foi  proposto pelo Ministério Público do Estado e assinado, recentemente, pela Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura de Cabedelo (Semapa), Sudema, Secretarias de Turismo e Meio Ambiente do Estado e outros órgãos ambientais  e tem como objetivo proteger os recursos naturais, a fauna e a flora marinhas de Areia Vermelha.