Notícias
Sudema participa de capacitação nacional sobre compensação ambiental
A presidente da Câmara de Compensação Ambiental da Sudema, Natália Ângela Pessoa, e a coordenadora de Estudos Ambientais, Taíssa Régis, participaram do Curso de Capacitação sobre Compensação Ambiental, promovido pelo Fórum Nacional de Dirigentes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Fórum SNUC). A iniciativa foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Sustentabilidade Financeira das UCs, com apoio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e da Fundação Grupo Boticário.
Com o objetivo de nivelar conhecimentos e aprimorar a implementação da compensação ambiental em âmbito estadual e municipal, a programação reuniu aspectos jurídicos, técnicos e administrativos relacionados ao tema, previsto no artigo 36 da Lei nº 9.985/2000.
Foram seis encontros, realizados de 18 de agosto a 4 de setembro de 2025, sendo cinco em formato remoto e um presencial. Nos módulos virtuais, os participantes tiveram acesso a conteúdos sobre fundamentos legais da compensação, modalidades de execução dos recursos, mecanismos financeiros públicos e privados, o Fundo de Compensação Ambiental Federal e a destinação de recursos por meio do Comitê Federal.
O encerramento aconteceu esta quinta-feira (4) em Brasília, no formato de workshop. O encontro presencial reuniu representantes de 22 estados brasileiros, além do diretor de Áreas Protegidas do MMA, Pedro Cunha, e da presidente do Fórum SNUC, Julia Boecher. Na ocasião, foram apresentados estudos de caso, como a gestão do Fundo de Compensação Ambiental Federal (ICMBio/Caixa Econômica Federal), o funcionamento do Fundo Mata Atlântica (RJ) e experiências da Bahia e do Rio de Janeiro.
Para a equipe da Sudema, a participação no curso representa um avanço na consolidação de práticas alinhadas nacionalmente, fortalecendo a capacidade técnica e institucional da Paraíba na gestão de recursos de compensação ambiental e no fortalecimento das Unidades de Conservação estaduais.