Notícias
Sudema participa de eventos sobre áreas protegidas e inclusão social em Brasília
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) participou, de 18 a 22 de maio, de agendas técnicas voltadas à gestão de áreas protegidas e à integração entre conservação ambiental e inclusão social realizadas em Brasília/DF.
A autarquia integrou a programação do XII Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (Sapis) e do VII Encontro Latino-Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (Elapis), realizados na Universidade de Brasília. Os eventos são voltados ao debate técnico-científico sobre proteção ambiental e inclusão social, com abordagem interdisciplinar e participação de diferentes setores. A edição de 2026 teve como tema “Territórios, Áreas Conservadas e Sociobiodiversidade: caminhos para a equidade e a paz”, com discussões sobre políticas públicas, aspectos jurídicos, gestão territorial e diálogo entre saberes.
Durante a programação, foram realizadas palestras e rodas de conversa sobre gestão de Unidades de Conservação, incluindo trocas de experiências entre diferentes territórios e abordagens relacionadas à sociobiodiversidade. A Sudema participou, também durante esta semana, do 9º Encontro Nacional do Fórum Nacional do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (FSNUC), com discussões voltadas à implementação do SNUC, financiamento, governança e regularização fundiária.
A participação nas agendas possibilita o acompanhamento de discussões técnicas e a articulação institucional com órgãos e entidades que atuam na gestão ambiental, com foco na aplicação de instrumentos relacionados às unidades de conservação.
Saiba mais sobre a participação da Sudema no FSNUC:[LINK NOTA]