Notícias

Sudema promove manhã de arte, trilha e educação ambiental na Mata do Pau-Ferro para o evento Um Dia no Parque 2025

publicado: 22/07/2025 16h17, última modificação: 22/07/2025 16h16
A programação contou ainda com visitação a estandes educativos da Sudema, CAGEPA, Batalhão de Polícia Ambiental (BPamb) e artesãos locais.
1 | 13
2 | 13
3 | 13
4 | 13
5 | 13
6 | 13
7 | 13
8 | 13
9 | 13
10 | 13
11 | 13
12 | 13
13 | 13
3 (3).png
36.png
37.png
38.png
40.png
41.png
42.png
43.png
44.png
45.png
46.png
47.png
48.png

 

O Parque Estadual Mata do Pau-Ferro, localizado em Areia, recebeu no último domingo (20) uma edição especial do movimento nacional Um Dia no Parque (@umdianoparqueoficial), promovida pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). A programação reuniu visitantes, educadores e instituições parceiras em uma manhã voltada à valorização da natureza, da arte e da biodiversidade da região.

A atividade teve início com uma oficina de pintura natural intitulada “Memórias da Mata”, que convidou os participantes a expressar, por meio de cores e texturas, suas impressões sobre a floresta. Em seguida, foi realizada uma trilha interpretativa guiada, com foco na importância ecológica do bioma de brejo de altitude e nas características únicas da vegetação e fauna da unidade.

A programação contou ainda com visitação a estandes educativos da Sudema, CAGEPA, Batalhão de Polícia Ambiental (BPamb) e artesãos locais. Para encerrar, os participantes participaram de uma dinâmica lúdica sobre sementes da Mata Atlântica, seguida da entrega de brindes.

Localizado no município de Areia, o Parque Estadual Mata do Pau-Ferro abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica de brejo de altitude do estado. Com cerca de 600 hectares, a UC integra o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC) e tem papel fundamental na proteção da biodiversidade local e na promoção de ações de educação ambiental. A visitação ao parque pode ser realizada mediante agendamento com a equipe gestora.

Em 2025 a campanha Um Dia no Parque tem como tema “Protegendo o que nos conecta”. O projeto visa valorizar as Unidades de Conservação brasileiras e promover um uso sustentável, aliando a visitação destes espaços para o lazer, mas sem prejuízos à natureza. A divulgação também visa a ampliação do interesse das pessoas, fomentando a cadeia do turismo de forma a gerar emprego e renda às comunidades locais, sempre se alinhando à proteção do meio ambiente.

O Um Dia no Parque foi idealizado pela Rede Pró-UC e é realizado pela Coalizão Pró-UC, um grupo de instituições ambientalistas que se unem pelas unidades de conservação. O projeto tem parcerias institucionais com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, ICMBio, a Rede Brasileira de Trilhas, o eTrilhas, Programa Criança e Natureza e Oichuy.