Notícias
Sudema realiza audiência para discutir projeto de implantação da Ponte do Futuro
Na próxima terça-feira (10) a Sudema realizará uma audiência pública para tratar sobre o projeto da Ponte do Futuro - Complexo Rodoviário de acesso ao Porto de Cabedelo/PB, interligando a Rodovia BR-101 a BR-230 e aos municípios de Santa Rita e Lucena. O evento ocorrerá a partir das 9h no Clube Estância Ouro Verde, localizado na PB-011, em Santa Rita, no distrito de Nossa Senhora do Livramento.
Durante a audiência, serão apresentados o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente (RIMA), conduzidos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB). Os documentos detalham os potenciais impactos ambientais do empreendimento e as medidas de mitigação previstas.
A Ponte do Futuro é um projeto de infraestrutura estratégica, com aproximadamente 25 km de extensão e dois trechos, que interligará a BR-101 à BR-230 e aos municípios de Santa Rita, Lucena e Cabedelo. O primeiro trecho será uma ponte de 2 km sobre os rios Paraíba e da Ribeira, com duas pistas de rolamento, ciclovia, passeio, acostamento e dois mirantes, além de um viaduto de 30 metros construído sobre a linha férrea. Já o segundo trecho será o prolongamento da PB-011 até a PB-019, em Lucena, e contará com uma ponte sobre o Rio da Guia, com extensão de 420 metros.
O EIA é um estudo detalhado feito por uma equipe de especialistas que avalia os impactos que um projeto pode causar ao meio ambiente. Esse estudo identifica os possíveis efeitos do empreendimento e sugere medidas para minimizar os impactos. Já no RIMA são apresentados, de forma resumida, os principais resultados do estudo, como os impactos que ele pode causar e as medidas reduzir esses impactos. O documento está disponível na íntegra para consulta ao público através do link: https://sudema.pb.gov.br/eia-rima
Toda a sociedade civil está convidada a participar da audiência, para esclarecer dúvidas, contribuir com sugestões e ficar a par da implantação do projeto e das atividades socioambientais a serem realizadas em torno da obra. Além de impulsionar a mobilidade urbana e o desenvolvimento econômico, a Ponte do Futuro visa melhorar a qualidade de vida da região metropolitana, com redução do trânsito, da poluição e maior segurança viária.