Sudema realiza audiências públicas para discutir planos de manejo de unidades de conservação

publicado: 26/02/2024 11h21, última modificação: 27/02/2024 14h06

A Sudema irá realizar, a partir do dia 27 de fevereiro, as primeiras audiências públicas do ano para discutir planos de manejo de algumas unidades de conservação sob administração estadual. Nos encontros, será apresentada uma versão preliminar dos documentos referentes às unidades. As reuniões, que serão abertas ao público para melhor tratar das necessidades de cada unidade, acontecerão nos municípios de João Pessoa, Bananeiras e São João do Tigre.

A primeira audiência acontecerá nesta terça-feira (27), em João Pessoa, para tratar do Parque das Trilhas; no dia 28, o encontro acontece em Bananeiras para discutir o plano de manejo da Área de Relevante Interesse Ecológico de Goiamunduba; por fim, no dia 1° de março, a audiência pública acontecerá em São João do Tigre, para debater a Área de Proteção Ambiental das Onças. As reuniões sempre ocorrem no turno da tarde, às 14h.

De acordo com a lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), o plano de manejo é um documento que reúne um conjunto de estudos ambientais sobre a unidade de conservação, apresentando regras, planos e programas que têm por objetivo promover a manutenção das unidades de conservação.

Através deste documento, é possível fazer um controle ambiental mais eficaz das unidades de conservação, bem como mapear seus tipos de uso e definir o que é proibido e permitido em cada local.

A audiência pública é uma das etapas mais importantes para a concretização do plano de manejo. Nesta fase, é apresentado o diagnóstico realizado pela empresa contratada para elaboração do documento, possibilitando a discussão com a sociedade civil para mapear as necessidades da gestão e da população.

"Convidamos toda a sociedade civil a participar desse importante momento. O plano de manejo é um documento que deve ser avaliado e discutido junto à população. É fundamental que possamos contar com a colaboração de todos", comentou o superintendente da autarquia, Marcelo Cavalcanti.

Abaixo, você confere mais detalhes da programação.

27/02 - Audiência Pública do Plano de Manejo do Parque das Trilhas

Horário: 14h

Local: Auditório do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, localizado na Avenida Panorâmica, s/n, PB008 - Km 6, Costa do Sol, João Pessoa - PB

28/02 - Audiência Pública do Plano de Manejo da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) de Goiamunduba