Notícias

Sudema realiza cadastrato e agendamento de criadores de passeriformes online

publicado: 21/08/2017 11h20, última modificação: 09/10/2018 11h20
IMG_5522.JPG

Quem quiser se tornar criador amador de pássaros silvestres pode se cadastrar no Sistema de Cadastro de Passieriformes (SisPass), que disponibiliza o atendimento online pelo site da Sudema (www.sudema.pb.gov.br). O cadastro tem como objetivo a gestão das informações referentes às atividades de criação amadora de animais silvestres na Paraíba.

A chefe de divisão do setor de fauna da Sudema, Cristiane Dantas, explica o propósito do procedimento. “O cadastro é gratuito e tem a intenção de cadastrar todos que têm a boa vontade de não prejudicar as aves. Todos os que nos procuram aplicamos palestras e orientamos a forma saudável de cuidar desses pássaros que são tão sensíveis ao contato humano. Alertamos, também, que em caso de desrespeito e descumprimento à lei, o Batalhão de Policiamento Ambiental entra em ação para coibir tais ilegalidades, assim como o Ibama age na fiscalização”, explicou.

A efetivação do cadastro só é feita após emissão do Certificado de Regularidade (Ibama), e esse certificado, não contendo pendências, tem validade de três meses. A partir daí, o agendamento será feito no site da Sudema para a vistoria presencial em data marcada. A licença é renovada anualmente, e vale de agosto a julho do ano seguinte, independente da data que ocorreu o cadastramento.

Sistema de Cadastro de Passeriformes (SisPass) - Sistema de cadastramento para a pessoa física que deseja manter em cativeiro, sem finalidade comercial, indivíduos das espécies de aves nativas da ordem Passeriformes, objetivando a contemplação, estudo e conservação de espécies de pássaros ou para desenvolvimento de tecnologia reprodutiva das espécies.

 

Passeriforme - Cerca de 5.400 pássaros estão incluídos como passeriformes na Classe Aves. Eles são conhecidos como pássaros ou passarinhos, com dimensões pequenas, alimentação baseada em sementes, frutos, pequenos invertebrados (insetos, anelídeos e crustáceos), e vertebrados como peixes e até filhotes de outras aves; possuem quatro dedos, três virados para a frente e um para trás; esqueleto delicado; endotérmicos (mantém sempre a mesma temperatura); pele seca; e suas crias são altamente indefesas, requerendo cuidados dos pais até voarem.

 

Serviço - Caso o criador ache necessário o contato pessoalmente, pode procurar a sede da Sudema em João Pessoa, que fica na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, 181, Bairro Tambiá - Coordenadoria de Estudos Ambientais, telefone (83) 3221-6161, e-mail ceasudemapb@gmail.com; em Campina Grande, Avenida Rio Branco, 89, Centro, telefones