Notícias
Sudema realiza fiscalização em áreas recifais durante o fim de semana
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realizou, nestes sábado (20) e domingo (21), ações de fiscalização ambiental em áreas recifais do litoral de João Pessoa e de Cabedelo. No sábado, as atividades foram realizadas nas Piscinas Naturais do Seixas e da Penha, inseridas na Área de Proteção Ambiental Naufrágio Queimado (APANQ). No domingo, a inspeção aconteceu no Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha (PEMAV). Técnicos da Coordenadoria de Estudos Ambientais (CEA) e da Divisão de Fiscalização (DIFI) realizaram abordagens com banhistas coibindo infrações e repassando orientações sobre o uso apropriado do espaço.
No primeiro dia, a fiscalização foi realizada com apoio de lancha e teve como objetivo verificar a regularidade das embarcações turísticas em operação, fiscalizar o cumprimento das condicionantes das licenças ambientais, coibir a atuação irregular do tipo “táxi-lancha” e assegurar o cumprimento das regras de visitação estabelecidas pelo Plano de Ação Emergencial (PAE) da APANQ.
Durante a ação, foram abordados catamarãs, lanchas e caiaques, além de realizadas orientações educativas aos visitantes sobre práticas proibidas, como alimentação fora das embarcações, uso de ração para peixes e pisoteio nos recifes de coral. Como resultado da ação, foram lavrados dois autos de infração, ambos envolvendo embarcações do tipo catamarã: um por operação sem licença ambiental válida e outro por descumprimento de condicionante ambiental. As demais embarcações abordadas receberam orientações quanto às normas de uso e às regras de visitação da área.
Já no domingo, a equipe da Sudema atuou no PEMAV, com técnicos da CEA e da DIFI, realizando abordagens junto aos banhistas para coibir infrações e repassar orientações sobre o uso adequado da Unidade de Conservação. Durante o monitoramento, foram identificadas situações recorrentes de pisoteio nos recifes de coral e instalação de guarda-sóis na areia, práticas não permitidas pelas normas do Parque.
As ações são intensificadas no verão devido à intensa presença de visitantes e embarcações. "Foram realizadas abordagens educativas, com orientações para a retirada das pessoas das áreas sensíveis e remoção dos equipamentos, o que ocorreu de forma tranquila. A fiscalização e o monitoramento contribuem para o ordenamento do uso público no Parque e reforça o caráter preventivo e educativo da atuação da SUDEMA", explicou o gestor das Unidades de Conservação Anderson Alcântara.