Notícias
Sudema realiza vistoria técnica de ancoragens para atividades de rapel no Parque Estadual da Pedra da Boca
Técnicos de segurança estão esta semana no Parque Estadual da Pedra da Boca, em Araruna, para realizar a vistoria de pontos de ancoragem para atividades de rapel. A ação é promovida pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) a partir de recursos obtidos por meio de compensação ambiental. A vistoria contempla sete pontos de rapel, com inspeção de fixadores, placas e estruturas naturais, avaliação de integridade física e conformidade com as normas ABNT NBR 16325 (partes 1 e 2).
“A Sudema, por meio da equipe gestora do Parque, acompanha diretamente toda a execução, garantindo a observância dos critérios técnicos e de segurança necessários para posterior autorização e certificação dos pontos de rapel. Essa etapa é fundamental para a regularização definitiva da atividade, permitindo que, na sequência, seja lançado o edital de cadastro dos instrutores de rapel”, explicou a gestora da Unidade, Natália Pessoa.
O Parque Estadual da Pedra da Boca tem recebido uma série de intervenções que buscam qualificar o acesso dos visitantes e ampliar a proteção das riquezas naturais. A Unidade de Conservação já conta com Plano de Manejo elaborado e Conselho Gestor em atividade. Também foi finalizado o Plano de Uso Público, que estabelece diretrizes para a visitação, reduzindo os impactos ao meio ambiente. Está em andamento a elaboração dos planos de Gestão de Risco, de Sinalização e de Arqueologia.
O Parque ainda vai ganhar uma nova sede administrativa, que está com obras em execução. O espaço vai contar com espaço para camping e estacionamento de motorhomes, base de apoio para pesquisadores, guias turísticos e profissionais de segurança e salas variadas de estímulo ao conhecimento e aprendizado.