Notícias

Superintendente da Sudema é nomeado membro titular de Câmara Técnica do Conama em Brasília

publicado: 17/05/2023 18h50, última modificação: 17/05/2023 18h38
Nesta quarta-feira, o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, esteve presente na 138ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) representando a autarquia, em Brasília. Na ocasião, foram debatidas as questões sobre a retomada dos trabalhos do órgão ambiental, a composição do Comitê de Integração de Políticas Ambientais (CIPAM) e das Câmaras Técnicas (CT).
1 | 2
2 | 2
Superintendente da Sudema é nomeado membro titular de Câmara Técnica do Conama em Brasília
Superintendente da Sudema é nomeado membro titular de Câmara Técnica do Conama em Brasília

 

Nesta quarta-feira, o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, esteve presente na 138ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) representando o Estado, em Brasília. Na ocasião, foram debatidas as questões sobre a retomada dos trabalhos do órgão ambiental, a composição do Comitê de Integração de Políticas Ambientais (CIPAM) e das Câmaras Técnicas (CT). 

A Paraíba é destaque por ocupar um assento titular através do superintendente da Sudema, na Câmara Técnica de Controle, Qualidade Ambiental e Gestão Territorial, na representação dos governos estaduais. A câmara técnica atua nas áreas de licenciamento ambiental, controle ambiental, saneamento básico, gestão de resíduos, qualidade ambiental (água, ar e solo), ordenamento territorial, zoneamento ecológico-econômico, gerenciamento costeiro e gestão de substâncias químicas. 

"Vamos trabalhar com a expertise da Sudema e do governo do Estado nas áreas de licenciamento, controle e qualidade ambiental para contribuir ativamente com esta nova fase de retomada do Conama", falou o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) é um órgão consultivo e deliberativo, no qual permite que o governo avalie e adote ações que visam a preservação ambiental. É composto  pelo plenário, CIPAM, grupos assessores, câmaras técnicas e grupos de trabalho. O conselho é um colegiado representado pelos órgãos federais, estaduais, municipais, empresários, membros de organizações não governamentais e a sociedade civil.

Para essa retomada de ações de trabalho, o órgão ambiental tem como objetivo trabalhar as políticas socioambientais brasileiras, explorar e preservar os espaços ambientais. As sessões acontecem a cada três meses na sede do governo em Brasília, as reuniões são públicas e abertas a toda a sociedade.

O estado da Paraíba conquista este espaço como forma de desenvolver ações ambientais que contribuam para toda a sociedade. "A Paraíba tem muito a contribuir no desenvolvimento das políticas públicas de meio ambiente para o país", informou o superintendente da Sudema.