Notícias

Superintendente da Sudema participa de sessão especial na Câmara de João Pessoa

publicado: 02/04/2025 14h50, última modificação: 02/04/2025 15h53
A solenidade teve como objetivo discutir o vazamento de uma água escura pela foz do Rio Jaguaribe no encontro entre as praias do Bessa, em João Pessoa, e de Intermares, em Cabedelo.
1 | 3

 

O superintendente de Administração do Meio Ambiente, Marcelo Cavalcanti, participou de sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa na manhã desta quarta-feira (2). A solenidade teve como objetivo discutir o vazamento de uma água escura pela foz do Rio Jaguaribe no encontro entre as praias do Bessa, em João Pessoa, e de Intermares, em Cabedelo.

O superintendente apresentou o trabalho da Sudema para coibir lançamentos no mar. Foram apresentados os resultados da Operação Praias Limpas, que em 2024 vasculhou cerca de 270 km de galerias e 1300 bocas de lobo ou poços de visita em busca de vazamentos ou ligações clandestinas de esgoto. A ação percorreu toda a extensão dos bairros de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra, Bessa e Jardim Oceania, além de atender denúncias na Penha, Seixas, Brisamar e Mangabeira.

Também foram apresentadas as características dos manguezais, que pela alta presença de matéria orgânica em decomposição, confere naturalmente uma colocação escura à água e um cheiro desagradável. De acordo com o superintendente, este aspecto se acentua no mangue da foz do Jaguaribe devido ao represamento da água. " O desvio do curso original do Rio levou o fluxo de água a desaguar no Rio Paraíba. O trecho que segue pelo Aeroclube e Bessa é abastecido apenas por água de chuva. Neste caso fica represado em estuários, intensificando os processos naturais do mangue. Quando temos chuvas fortes, o estuário se rompeu e essa água escorre para o mar", explicou.

Esgotos -  A presença de esgotos nesta água foi confirmada pelos testes realizados pela Sudema, ainda que em índices não alarmantes. O superintendente Marcelo Cavalcanti explicou que este trecho do baixo curso do rio conta com a presença de comunidades carentes que sabidamente despejam dejetos na água. De acordo com ele, já existem esforços conjuntos do Governo do Estado, e das prefeituras de João Pessoa e Cabedelo, junto ao Ministério Público Federal, para resolver o problema, que classifica como de ordem sócioambiental.

Praias Limpas - O superintendente também destacou que uma nova etapa da Operação Praias Limpas será colocada em prática, desta vez vistoriando o percurso dos rios urbanos.

Sessão - A sessão especial foi proposta pelo vereador Fábio Lopes e ainda contou com a participação dos vereadores Odon Bezerra, Fernando Milanez, Marcos Henriques, Raoni Mendes e Wamberto Ulisses, do vereador de Cabedelo Júnior Datele e de membros da sociedade civil organizada.