Notícias

Ter plantas em casa ajuda no bem estar e até no sono

publicado: 02/09/2022 16h54, última modificação: 02/09/2022 16h50
Além de deixar o ambiente mais charmoso e aconchegante, ter plantas em casa traz benefícios diretos à nossa qualidade de vida.
Ter plantas em casa ajuda no bem estar e até no sono.jpg

 

Além de deixar o ambiente mais charmoso e aconchegante, ter plantas em casa traz benefícios diretos à nossa qualidade de vida. É comprovado cientificamente que elas influenciam o nosso humor e até a nossa saúde física. Os benefícios são inúmeros, difícil mesmo é ter apenas uma! Purificam e umidificam o ar, reduzem a ansiedade e o estresse, além de estimular a produtividade e a criatividade.

É importante ter atenção na hora da escolha da sua planta, pois os cuidados devem ser diferentes a depender da espécie. Os tipos ideais são as plantas de sombra, ideais para casas e apartamentos, pois essas espécies não necessitam dos raios de sol. O mais indicado é colocá-las em lugares que tenham boa circulação de ar e em ambientes claros. É preciso atentar também para a quantidade de vezes por semana que elas devem ser aguadas, pois isso varia de acordo com a espécie.

Algumas plantas como o crisântemo, lírio-da-paz, comigo-ninguém-pode, gérbera, espada-de-são-jorge e antúrio têm a incrível capacidade de purificar o ar, removendo os gases tóxicos de ambientes fechados, conforme apontado em um estudo conduzido pela Nasa. Outras também são propícias para se ter em casa, como a samambaia, a jibóia, a babosa, a peperômia, o pau-d'água e o clorofito.

 “A varanda e a sala são locais propícios para as plantas, pois são ambientes arejados e que possuem a incidência de luz solar variável. Ambientes como quartos, cozinha e banheiro podem recebê-las também, desde que estas sejam postas com cuidados e sem exageros. Lavanda ou jasmim no quarto ajudam a ter uma noite de sono tranquila e espécies como as orquídeas e as bromélias são exemplos de plantas resistentes para banheiros”, recomendou a educadora ambiental Nathália Flôres.