Notícias
Transporte de materiais perigosos exige Plano de Atendimento de Emergência aprovado por órgão ambiental
O tombamento de um caminhão que transportava combustíveis na serra de Santa Luzia, na Borborema paraibana, foi notícia na última semana. Uma equipe da Sudema esteve no local para averiguar a situação da empresa e as ações na execução do Plano de Ação Emergencial (PAE), parte obrigatória do processo de licenciamento para o transporte de materiais perigosos.
O PAE é avaliado e aprovado pelo órgão ambiental durante o processo de licenciamento. Durante uma ocorrência, técnicos da Sudema vão até o local e verificam se a empresa foi devidamente licenciada e se cumpre efetivamente as ações emergenciais previstas.
"Acompanhamos a realização do serviço de remediação, de modo a garantir a minimização dos impactos e identificar eventuais falhas que possam potencializar riscos e danos", explicou a coordenadora de Medições Ambientais, Samara Galvão.
O caminhão tombou na madrugada da quinta-feira e a operação de retirada da carga(combustível) e do veículo durou mais de 24 horas. A equipe da Sudema avaliou a ação como bem sucedida, sem impactos ambientais relevantes e sem vítimas.