Notícias

Unidade de Conservação gerida pela Sudema, Vale dos Dinossauros é reconhecido como Patrimônio Material do Estado

publicado: 08/10/2025 20h00, última modificação: 09/10/2025 15h10
O Vale dos Dinossauros é uma unidade de conservação localizada no sítio Passagem de Pedras, reconhecida como um dos sítios paleontológicos mais importantes do mundo.
1 | 3
2 | 3
3 | 3
Vale dos Dinossauros Patrimônio Material do Estado SITE.png
Vale dos Dinossauros Patrimônio Material do Estado SITE 2.png
Vale dos Dinossauros Patrimônio Material do Estado SITE 3.png

 

O Monumento Natural Vale dos Dinossauros (Mona) passou a ser reconhecido legalmente como Patrimônio Material do Estado da Paraíba. O ato foi oficializado pela Lei 13.963/25, que foi sancionada pelo governador João Azevedo e publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (8). O reconhecimento fortalece o trabalho de preservação, valorização e divulgação realizado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), responsável pela gestão desta e de outras 13 unidades de conservação estaduais.

Localizado em Sousa, no sertão do estado, o Vale dos Dinossauros tem passado por uma grande transformação. A Unidade recebeu recentemente a reforma de pontes e passarelas que permitem a apreciação das pegadas, gerando mais conforto e segurança aos visitantes e a preservação do patrimônio. O museu do Vale também ganhou uma nova fachada, além da restauração das réplicas existentes e nova exposição, com impressões 3D, realidade aumentada interativa e a exposição de fósseis originais, como o do Sousatitan.

O Vale dos Dinossauros é uma unidade de conservação localizada no sítio Passagem de Pedras, reconhecida como um dos sítios paleontológicos mais importantes do mundo. O local possui importante bagagem histórica, com diversas pegadas de dinossauros que remetem a aproximadamente 80 espécies que habitavam uma área de 704 quilômetros quadrados na Bacia do Rio do Peixe, no período pré-histórico.