Notícias

Viveiro florestal do Jardim Botânico promove contato com a natureza

publicado: 16/01/2024 13h55, última modificação: 16/01/2024 13h45
Você já parou para pensar no que são aqueles locais que armazenam e realizam a doação de mudas de plantas? São os viveiros florestais ou de plantas, espaços responsáveis pela produção de diversas mudas para futura doação para plantio.
IMPORTÂNCIA-DOS-VIVEIROS.png

 

 

Você já parou para pensar no que são aqueles locais que armazenam e realizam a doação de mudas de plantas? São os viveiros florestais ou de plantas, espaços responsáveis pela produção de diversas mudas para futura doação para plantio. Entre as funções do viveiro está o preparo de substrato, irrigação, adubação, controle de doenças, insetos e plantas indesejadas, entre outras atividades.

O Jardim Botânico Benjamin Maranhão, considerado um dos cartões postais da cidade de João Pessoa, abriga um desses viveiros florestais. Seu viveiro é um importante espaço de educação por trazer aos visitantes diferentes abordagens sobre as questões ambientais.

Neste local, são realizadas oficinas de cultivo e manejo de plantas, entre outras atividades que estimulam o contato com a natureza. No espaço, são produzidas mudas de espécies arbóreas nativas, ornamentais, medicinais e condimentares. O responsável técnico pelo viveiro do Jardim Botânico, Francisco Justino, informa que as doações possuem um limite de uma muda por pessoa e aqueles que tiverem interesse em obter um número maior precisam abrir uma solicitação, através do e-mail: jardimbotanico.jp@gmail.com. 

O intuito é que as pessoas possam ter espécies adequadas às suas casas. Com isso, quando essas mudas estão em boas condições, elas são disponibilizadas para doação, de forma absolutamente gratuita”, comentou Francisco Justino. 

A média mensal de doações de mudas do Jardim Botânico varia entre 250 a 300 mudas. As espécies que mais saem são a alpinia, boldinho, camomila, espada-de-são-jorge, jibóia, tomate-cereja e ipê-de-jardim. Por ser ao ar livre, o espaço é ideal para práticas de educação ambiental, as quais abordam desde os processos de semeio e adubação até a produção de mudas nativas. Nas ações realizadas no local, também são abordados temas como biodiversidade, conservação florestal e desmatamento.

“Ao promover o contato com a natureza através de um diálogo sobre as plantas, é possível mostrar um pouco da importância delas para o meio ambiente, bem como estimular sua percepção no nosso dia a dia”, finalizou.

Quer conhecer o espaço e garantir sua muda? O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 8h às 16h30. No local, também são realizadas trilhas, às 9h e às 14h. O Jardim Botânico fica localizado na Avenida Pedro II, Torre, João Pessoa/PB. A entrada é gratuita.