Notícias
Você sabe o que é poluição sonora?
Poluição sonora
Sabe aquela buzina no trânsito ou o vizinho que ouve o som alto? Essas práticas consistem em poluição sonora, que ocorre quando há excesso de ruídos que afetam a saúde mental e humana. Além disso, ela é considerada crime ambiental com previsão na Lei Federal nº 9.605/1998 e punições que podem levar à reclusão do infrator.
Diferentemente dos outros tipos de poluição que se acumulam no meio ambiente, ela afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas e a fauna. Dentre os principais causadores estão o trânsito, os aparelhos domésticos - como batedeiras e liquidificadores - e a indústria.
Os efeitos negativos da poluição sonora são inúmeros, a começar pela perda de células auditivas das pessoas que são expostas a volumes altos de som, o estresse e os problemas cardiovasculares que estão diretamente relacionados a essas práticas. Além disso, também afetam os grupos de recém-nascidos, gestantes, idosos ou pessoas que necessitam de repouso.
“É importante que as pessoas busquem ouvir som no volume regular e evitar gritos ou tons altos de voz em lugares fechados. O uso do protetor auricular em locais de trabalho com ruído também é imprescindível”, comentou o educador ambiental Felipe Morais.
A população pode denunciar infrações desse tipo através dos telefones (83) 3218-5591 e (83) 98844-2191.