Qualidade dos mares

  

A balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, que são atividades de contato direto e prolongado com a água (banho, natação, mergulho, pesca, etc), onde existe a possibilidade de ingestão. Para sua avaliação é necessário o estabelecimento de critérios objetivos, estes critérios devem se basear em indicadores a serem monitorados e seus valores confrontados com padrões pré estabelecidos, para que se possa identificar se determinado local é favorável ou não.
Os corpos d’água contaminados por esgoto doméstico, por exemplo, podem expor os banhistas a bactérias, vírus e protozoários. Crianças e idosos, ou pessoas com baixa resistência, são as mais suscetíveis a desenvolver doenças ou infecções após terem nadado em águas contaminadas. As doenças relacionadas ao banho, em geral, não são graves, mas podem apresentar uma grande variedade de formas, sendo os sintomas mais comuns: enjôo, vômitos, dores de estômago, diarréia, dor de cabeça e febre. Outras doenças menos graves incluem infecções de olhos, ouvidos, nariz e garganta, em locais muito contaminados os banhistas podem estar expostos a doenças mais graves, como disenteria, hepatite A, cólera e febre tifóide.
Considerando que a saúde e o bem-estar humano podem ser afetados pelas condições de balneabilidade, a Resolução Conama n° 274/00 estabelece critérios técnicos para a avaliação da balneabilidade das praias brasileiras e é a norma padrão para o trabalho desenvolvido na SUDEMA.
A SUDEMA vem desenvolvendo o trabalho de monitoramento da balneabilidade das praias desde a década de 80, no início eram contemplados apenas praias da capital João Pessoa, atualmente o programa é desenvolvido de forma ininterrupta em 56 praias de todo litoral Paraibano, abrangendo 128 km de costa.

 

Relatórios de Balneabilidade

Relatório Arquivo
Relatório nº 19/2024 Acessar
Relatório nº 20/2024 Acessar
Relatório nº 21/2024 Acessar
Relatório nº 22/2024 Acessar
Relatório nº 23/2024 Acessar
Relatório nº 24/2024 Acessar

 

 

Relatórios Anteriores

2023
2024