Notícias

COP 30: Iniciativa apoiada pela Sudema, Caminho das Ararunas integra Catálogo Conheça o Brasil, lançado na COP30

publicado: 17/11/2025 17h30, última modificação: 17/11/2025 17h28
Publicação destaca trilha de longo curso na Pedra da Boca como experiência turística alinhada à conservação e à sustentabilidade.
1 | 3
2 | 3
3 | 3
CAMINHO DAS ARARUNAS COP 30 (3).png
CAMINHO DAS ARARUNAS COP 30 (4).png
CAMINHO DAS ARARUNAS COP 30 (5).png

 

O Caminho das Ararunas, maior trilha de longo curso do Nordeste, que atravessa o Parque Estadual da Pedra de Boca, é uma das experiências turísticas destacadas no Catálogo Conheça o Brasil, publicação do Ministério do Turismo lançada na COP 30, em Belém (PA).

A trilha aparece entre as experiências paraibanas sugeridas. Ela se inicia na cidade de Araruna e vai até o município de Cuité, totalizando 110 km de caminhada, percurso que exige de cinco a seis dias para ser completado. O caminho oferece uma série de atrativos, como cânions, grutas, sítios arqueológicos, mirantes e oportunidades de observação de fauna.

O grande destaque dado pela publicação, no entanto, é o Parque Estadual da Pedra da Boca, classificado como atrativo imperdível. "Imersão completa em paisagens naturais deslumbrantes, atravessando vales, cânions e montanhas de até 550 metros de altura, conectando unidades de conservação bem preservadas e passando por vilas e povoados. A trilha combina aventura, contato com a natureza e vivências culturais", descreve.

O Caminho das Ararunas é uma iniciativa do Fórum de Turismo do Curimataú, que recebe apoio da da Sudema e do ICMBio. Natália Pessoa, gestora da Pedra da Boca, explica que as trilhas de longo curso são consideradas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc) uma estratégia de conservação destes espaços.

O catálogo está disponível nas InfoZones espalhadas por Belém, no Espaço "Conheça o Brasil" do Ministério do Turismo, na GreenZone da COP30 e também no Portal do MTur. A publicação reúne mais de 100 experiências selecionadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. O foco é apresentar um ecossistema turístico plural, inovador e alinhado aos pilares da cúpula climática, como a conservação ambiental, a justiça climática e a sustentabilidade.

O Catálogo Conheça o Brasil pode ser acessado através do link: https://experienciasdobrasil.com.br