Você sabe como fazer coleta seletiva em casa?

publicado: 27/07/2022 19h15, última modificação: 27/07/2022 19h12
Você_sabe_como_fazer_coleta_seletiva_em__casa.jpg

Uma das formas mais fáceis de ajudar a preservar o meio ambiente é através da coleta seletiva, que consiste na seleção e na separação do lixo de acordo com o tipo de material para reciclagem posterior. Dentre os materiais recicláveis estão o papel, o plástico, o metal, o vidro e o lixo orgânico.

A coleta seletiva trabalha com um sistema de cores que identificam o tipo de material a ser reciclado: azul (papéis e papelões); verde (vidros); vermelho (plásticos); amarelo (metal) e marrom (resíduos orgânicos). Com a correta separação do lixo, é possível evitar a contaminação do solo e da água e contribuir com o reaproveitamento dos materiais e a economia dos recursos naturais.

Confira algumas dicas para realizar a coleta seletiva em sua própria casa:

• Limpe cada item, como forma de evitar a proliferação de insetos e microorganismos, que podem deteriorar o material a ser reciclado.

• Embale os materiais para enviar ao centro de transformação.

• No caso dos papéis, evite amassá-los.

• Embalagens de papelão, como as de pizza, não podem estar sujas de molho ou engorduradas. Nesse caso, descarte a parte “suja” como lixo não reciclável e encaminhe a parte limpa para reciclagem.

• Com embalagens de vidro, especialmente se estiverem quebradas, é necessário um cuidado extra na hora de embalar, para não ferir os trabalhadores que irão manuseá-las.

Informe-se com a prefeitura de sua cidade a respeito dos núcleos de coleta mais próximos. Vale ainda estimular a família, vizinhos e amigos. O meio ambiente agradece!