Sudema apoia ação do ICMBio que visa a preservação das aves da Mata Atlântica
Equipes realizaram monitoramento de aves ameaçadas, fortalecendo a conservação da fauna silvestre.
Equipes realizaram monitoramento de aves ameaçadas, fortalecendo a conservação da fauna silvestre.
Ação em Patos capacitou técnicos municipais e integrou mobilização nacional Pré-COP30 sobre o Cadastro Ambiental Rural.
Evento reuniu especialistas e gestores para discutir desafios e soluções sustentáveis frente à erosão costeira no Nordeste.
Ação conjunta garantiu o resgate e tratamento do animal, fortalecendo a rede de proteção da fauna marinha.
Estudantes participam de vivência ecológica no Jardim Botânico em ação sobre justiça climática e educação ambiental.
Copam se reunirá na próxima terça-feira (4), a partir das 8h30. O encontro será realizado de forma híbrida, cadastre-se através do e-mail copam@seirhma.pb.gov.br
Equipe da Sudema acompanhou a execução do Plano de Ação Emergencial após o tombamento de caminhão com combustíveis na serra de Santa Luzia.
Ação educativa reuniu escolas, organizações e voluntários em Barra de Camaratuba e marcou o início das preparações para o Praia Limpa 2025/2026.
Autarquia apresentou ações de fiscalização ambiental voltadas a obras e serviços de saneamento durante o evento Sanear 2025.
Aulas acontecerão em ambos os turnos nos dias 27 e 28 de novembro, no auditório da autarquia.
Ação educativa acontece em Barra de Camaratura e marca o início das atividades preparatórias do projeto Praia Limpa 2025/2026.
Fiscalização da autarquia identifica lançamento irregular de efluentes e determina embargo das atividades industriais.
Ação conjunta resultou em autuações e embargo por funcionamento sem licença e descarte irregular de efluentes.
Copam se reunirá na próxima terça-feira (21), a partir das 8h30. O encontro será realizado de forma híbrida, cadastre-se através do e-mail copam@seirhma.pb.gov.br
Encontro buscou alinhar informações técnicas e fortalecer parcerias para conscientização sobre a importância do licenciamento.
Encontro reúne gestores ambientais de todo o país para discutir políticas públicas e ações conjuntas rumo à COP 30.
Atividade destacou a importância da educação ambiental e da gestão de resíduos sólidos no ambiente institucional.
Iniciativa desenvolvida em Unidade de Conservação foi reconhecida por sua contribuição à educação ambiental e ao turismo sustentável.
O evento foi realizado em Campina Grande e reuniu catadoras e catadores de diversos municípios, além de representantes de órgãos públicos, universidades e movimentos sociais.
Além de atividades neste sábado (12), serão realizadas ações lúdicas nas próximas quinta (16) e sexta-feira (17).
A vistoria contempla sete pontos de rapel, com inspeção de fixadores, placas e estruturas naturais, avaliação de integridade física e conformidade com as normas ABNT NBR 16325 (partes 1 e 2).
Copam se reunirá na próxima terça-feira (14), a partir das 8h30. O encontro será realizado de forma híbrida, cadastre-se através do e-mail copam@seirhma.pb.gov.br
O Vale dos Dinossauros é uma unidade de conservação localizada no sítio Passagem de Pedras, reconhecida como um dos sítios paleontológicos mais importantes do mundo.
A iniciativa tem o objetivo de proteger o sítio arqueológico de arte rupestre, possibilitar a realização de pesquisas científicas e promover o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental.
As atividades incluem oficinas, exposições interativas, visita guiada, teatro e leitura ao ar livre.
O Encogerco é reconhecido como o principal evento brasileiro voltado à gestão costeira, sendo promovido periodicamente desde 1984, com o objetivo de discutir políticas, estratégias e ações direcionadas ao fortalecimento do gerenciamento da zona costeira nacional.
A reunião foi realizada pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público da Paraíba e contou ainda com a participação das secretarias municipais do Meio Ambiente
Durante o evento, foram promovidas ações de educação ambiental aplicada, como a distribuição de copos reutilizáveis do “menos um lixo”, uma iniciativa da Sudema, e a realização da Feira de Trocas de Roupas
Mais de 50 representantes dos estados de Alagoas, Piauí, Ceará, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia e Minas Gerais participam da capacitação.
A operação é realizada anualmente em 17 estados, abrangendo a totalidade do território da Mata Atlântica e busca identificar, fiscalizar e punir os responsáveis pelo desmatamento ilegal.